Venha fazer parte da família Itapuca. Nós temos a experiência para te ajudar a alcancar seus sonhos.



O Colégio Itapuca

Cada espaço de um colégio tem que ser planejado para estimular a produção de conhecimento e a boa convivência.



35 anos de História

Criado como um cursinho pré-vestibular em 1982, o Itapuca vem desde então em transforações e atualizações unindo experiência e jovialidade.

Conheça seu colégio

Ensino humanista de excelência

O COLÉGIO ITAPUCA, nascido curso pré-vestibular em 1º fevereiro de 1982, trouxe sempre a disposição de mudar o que se é para tornar-se o que deseja ser. Com isso, vem buscando, se encontrando com, e incorporando paradigmas e práticas que são novas, mas ao mesmo tempo harmônicas com a filosofia que o fundamenta.Ao entrar em contato com as fundamentações de Jacques Delors, tornamo-las bases para nosso trabalho, mas as atualizamos com as contribuições de José Pacheco. Ao adotar a coleção Pitágoras, não deixamos de enfatizar o caráter artesanal e íntimo da nossa escola, e a relevância da proximidade humana.

Recentemente, estudamos o plano de Ontário, no Canadá. Esse foi o gatilho para que tentássemos chegar no âmago dos nossos ideais para a escola: que ela caminhe na direção de uma Educação Humanista de Excelência. e assim iniciou-se nossa nova Jornada Pedagógica.

  • HUMANISMO
  • EXCELÊNCIA
  • COLETIVISMO HORIZONTAL
  • ENSINO HOLÍSTICO

Nossos índices

Satisfação EF I
85%
Satisfação EFII e EM
70%
Satisfacao com reunioes de Pais
90%
Reclamações atendidas
75%

Histórico

Período de redemocratização brasileira. As temáticas de educação ganham mais liberdade de atuação.

Um grupo de dez professores de Ensino Médio dos colégios Gay Lussac e Centro Educacional de Niterói se une para formar uma sala de prá-vestibular. é um sucesso total. A primeira aula contou com apenas 14 alunos, mas menos de seis meses depois o curso lotava, com mais de 100 jovens. Pioneiro na educação holística, inova com palestras e bombardeia os alunos com cultura e arte. Desde seu início, o colégio é baseado no protagonismo e autogestão do aluno, propiciando o desenvolvimento da autonomia responsável.

Período de expansão e efervescência educacional e política. Em 1996 é lançada a LDB. Os computadores windows começam a se instalar nos lares brasileiros. O período é de prosperidade econômica.

Colégio passa a contar com quatro Unidades (posteriormente três: Itapuca I na Noronha Torrezão, e Itapucas II e IV em Piratininga), Coordenadores Culturais, e uma série de ações sociais. Diversas lideranças dos Sindicatos de Professores simultaneamente encabeçam mudanças radicais e inovadoras, e criam turbilhões internos nas reuniões pedagógicas. O Colégio Começa a seguir as premissas da UNESCO para Educação no séc XXI: Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser, bem como a teoria das Múltiplas Inteligências de Howard Gardner.

Otimismo econômico, seguido do início da crise brasileira. As dificuldades em consequencia da bolha econômica americana e do sucateamento das Universidades Públicas começa a atingir a população e as escolas. Enorme torrente de novidades tecnológicas, com internet em quase todas as casas.

Grande fuga de capitais por inadimplência escolar força o fechamento de diversas escolas tradicionais. Grupos e sistemas de educação começam a dominar o mercado, dificultando a sobrevivência dos colégios "de bairro". O Itapuca resiste, mas é obrigado a fechar uma de suas unidades. É cada vez mais necessária a complementação dos estudos do educador e atualizações que mantenham o passo das tecnologias. O sistema Pitágoras, por sua modernidade e uso de metodologia baseada em Habilidades e Competências, vira a ferramente básica do trabalho pedagógico da escola.

Crise financeira e política ataca a credibilidade brasileira. Com os resultados do Brasil nas provas internacionais contrastando com diversas iniciativas criativas e potencializadoras ao redor do país, a educação exige reformas inteligentes e sistemáticas. A internet agora é móvel, e a atenção, cada vez mais dispersa, é desafio para os educadores.

O aumento da inadimplência fecha mais uma unidade, mas também é uma chance da Equipe de Gestão se reagrupar, e reaproximar dos professores e alunos, rever acertos e erros. As possibilidades para o ensino das multiplas mídias à disposição e uma disposição renovada para tomar decisões arrojadas abre terreno para a escola voltar a sonhar alto e mais uma vez se reinventar. Junto dos referenciais anteriores, adota uma Educação Humanista de Excelência, feita artesanalmente pelo coletivo escolar.







Diferenciais

Localização privilegiada:

  • ACESSO DIRETO pelas duas principais vias da Região Oceânica
  • FACILIDADE PARA ESTACIONAMENTO de veículos na rua lateral do colégio.
  • CICLOFAIXA próxima e amplo BICLETÁRIO na parte interna da escola.
  • PONTOS DE ÔNIBUS alimentados por diversas linhas que cruzam toda a cidade.
  • ARREDORES VISÍVEIS E MOVIMENTADOS com presença de comércio e facilidade de acesso ao Shopping Itaipu Multicenter e outros restaurantes para alunos com aulas à tarde.
  • Espaço físico planejado

  • AMPLAS ÁREAS ABERTAS E COBERTAS com corredores espaçosos
  • AR CONDICIONADO em todas as dependências fechadas
  • QUADRO BRANCO em todas as salas de aula
  • EQUIPAMENTO MULTIMÍDIA nas salas de Ensino Médio (computador, som e projetor)
  • PÁTIO PROPÍCIO ÀS BRINCADEIRAS dos mais novos e às conversas dos grupos de adolescentes
  • VISIBILIDADE E A VIGILÂNCIA facilitadas pelo formato da estrutura do colégio.
  • Segurança constante

  • CÂMERAS espalhadas por pontos estratégicos do colégio, oferecendo segurança sem criar ambientes opressores.
  • CARTEIRINHA ESCOLAR DIGITAL que informa em tempo real o horário de entrada dos alunos na escola.
  • PORTARIA com funcionário permanente e espaço coberto para os responsáveis aguardarem a saída dos alunos.
  • INSPETORES COM EXPERIÊNCIA no cuidado de alunos e perfil de dedicação e gentileza.
  • Serviços (inclusos sem custos adicionais)

  • AGENDA DE PARA CASA DIÁRIA, HORÁRIOS DE ENTRADA, BOLETIM, INFORMATIVOS, E COMUNICADOS DISCIPLINARES ON-LINE, facilitando o acompanhamento das famílias, em especial daquelas com responsáveis em diferentes localidades.
  • EQUIPE DE PSICOLOGIA E PSICOPEDAGOGIA permanente, acompanhando o dia-a-dia do colégio e disponível para atendimentos a alunos e responsáveis.
  • ESPAÇOS DISPONÍVEIS PARA TRABALHOS que podem ser agendados por grupos de alunos no turno da tarde.
  • GUARDA DE LANCHES de alunos do 1º segmento, acondicionados por nossos funcionários individualmente em geladeira do colégio e entregues aos alunos no horário de recreio.
  • GELADEIRA E FORNOS MICRO-ONDAS para os alunos com aulas no turno da tarde.
  • Horários inteligentes

  • SEPARAÇÃO DE HORÁRIOS de entrada, recreio e saída do 1º Segmento dos demais alunos
  • DOIS RECREIOS para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio, aumentando o rendimento dos momentos de aula.
  • ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA para que o aluno possa aguardar confortavelmente a chegada de seu transporte ou o início das aulas, o que permite maior flexibilidade na hora dos responsáveis deixarem ou buscarem suas crianças.
  • Cenários de Aprendizagem

  • QUADRA POLIESPORTIVA com demarcações de futsal, basquetebol, handebol e vôlei, e respectivos materiais (incluindo rede de vôlei) disponíveis para os alunos durante os recreios.
  • LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA com capacidade para 40 alunos e aulas nos campos de Biologia, Física e Química para todas as idades.
  • SALA DE LEITURA com livros de literatura para todas as idades, mesas para estudo, e computadores com acesso à internet disponíveis aos alunos não apenas durante os recreios, mas também na parte da tarde, sob agendamento (em especial para a produção de trabalhos em grupo).
  • Duas SALAS MULTIMÍDIA para aulas ampliadas, reuniões e palestras, com computador, som e projetor.
  • SALA DE ARTES privilegiando tanto a criação como a organização, e onde os aventais do primeiro segmento podem ficar aguardando a criatividade dos seus donos.
  • RÁDIO no pátio coberto, sob controle dos próprios alunos com orientação da escola.
  • REFEITÓRIO para alunos, com fornos micro-ondas e geladeira (disponível para a guarda de lanches ou almoço).
  • SALA DE ATENDIMENTO para alunos e responsáveis junto dos setores de Educação e Psicologia preservando a privacidade e o conforto.


  • Projeto Pedagógico

    Contamos com toda a tecnologia e contextualização das apostilas da Rede Pitágoras
    para fazer um trabalho sério de forma lúdica.

    Aprender a ser

    Um dos objetivos da educação deve ser o desenvolvimento total do ser humano, para que possa ter pensamento próprio, livre, capaz de realizações individuais e coletivas, como pessoa e como cidadão.

    Aprender a fazer

    As transformações sociais pedem que o processo educativo desenvolva habilidades para novas aptidões, possibilitando a passagem da teoria para a prática e o trânsito da ciência para a tecnologia e desta para a sociedade.

    Aprender a conviver

    Educar é também preparar para a vida em comum, para a realização de projetos em sociedade e possibilitar a gestão de conflitos – que são inevitáveis – de forma inteligente.

    Aprender a aprender

    Pensando em uma educação ampla com possibilidade de especialização, os instrumentos de conhecimento são meio e fim. Meio para compreender e agir no mundo. Fim porque em si possibilitam o prazer do saber. Aprender a conhecer permite que a educação se torne um processo permanente, por toda vida, dentro e fora da escola.

    Aprender a desaparecer

    O aprendiz autônomo precisará da capacidade de gerar também autonomia no outro. Para isso, deve aprender a produzir projetos e relações realmente sustentáveis: que se sustentem sem ele. O sujeito deve também poder se fundir ao seu coletivo, sem que seus valores individualistas ou egoístas esmaguem as necessidades básicas à vida em conjunto.

    Aprender a desobedecer

    Com a prudência e com o coletivo, é preciso que o sujeito seja capaz de fazer críticas não ofensivas nem depreciativas, mas que não deixe o fato de algo ter-lhe sido ordenado o justifique a cometer tiranias. É preciso desobedecer o que está instituído, quando este colocar em risco o bem-estar humano: uma das funções primordiais da educação “é garantir que Auschwitz não se repita”.

    Aprender a Desaprender

    O educando está em mudança, em momentos do porvir. Não é focado na memorização que ele deve agir, mas sentindo o seu presente agir sobre as forças que o atravessam. Ademais, há preconceitos históricos a serem desaprendidos, há más lições, maus hábitos dos quais ele deve ser capaz de se desfazer.

    HUMANISMO, ENSINO HOLÍSTICO, COLETIVISMO HORIZONTAL E REDE

    Priorizar o ser humano (multicultural, múltiplo, autônomo), enquanto uma totalidade viva para a formação e compreensão de grupos unidos, respeitosos, em busca do bem comum, percebendo que os coletivos estão intrincados em uma trama infinitamente complexa,tornando a responsabilidade e a incerteza duas faces fundamentais nas tomadas de decisão.

    EXCELÊNCIA

    Buscar aproximar o real do ideal, e não o contrário, conscientes da impossibilidade de alcançar utopias, mas produzindo oportunidades dentro das possibilidades que se apresentem. A oportunidade para cada educando é o tamanho do mundo e a qualidade de vida que ele poderá ter, e por isso o objetivo não pode ser menor que a excelência: a educação intervém diretamente nas chances de uma formação não só imediatamente daquele sujeito, como de todos que ele vier a afetar.



    Segmentos

    O Itapuca acompanha os alunos em sua trajetória completa.

    • Manhã 7h30 às 12h
      Ensino Fundamental I
    • Manhã 7h20 às 12h10
      Ensino Fundamental II
    • Manhã 7h20 às 13h
      Ensino
      Médio

    Entre em contato

    (21) 2619-4312 / 984438749

    Informações para contato

    Colégio Itapuca
    Rua Professsor Ernani Faria Alves, 124
    Piratininga, Niterói - RJ, 24350-680
    Tel.: (21) 2619-4312 / 984438749